Tudo que você precisa saber para se formar no ensino fundamental e médio.

Você chegou aqui porque não tem ensino fundamental completo ou o ensino médio. Mas esperamos que isso possa mudar a partir de agora. E podemos garantir que você já deu o seu primeiro passo para essa jornada educacional que irá lhe trazer uma grande conquista. Se formar é motivador e nos faz querer ir além e adiante.


Hoje existem vários caminhos para você eliminar essa etapa e completar a sua formação do 1º e 2º grau. Vamos listar abaixo algumas delas.


  • PROVA DO EJA.


O provão EJA, como é popularmente conhecido, é um exame promovido pelas secretarias estaduais com o intuito de avaliar os interessados em obter a certificação de conclusão do ensino fundamental e médio. A prova do supletivo não exige que o estudante esteja frequentando alguma escola com EJA, sendo uma oportunidade mais prática e rápida de concluir os estudos. Apesar da facilidade burocrática, é necessário que o aluno esteja preparado, já que são avaliados os conhecimentos em diferentes áreas.


Você pode acessar este link abaixo para aprender tudo sobre o EJA. https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/provao-eja-o-que-e-e-como-se-preparar


  • ENCEJA


O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criada em 2002 com o objetivo de avaliar o conhecimento das pessoas que voltaram a estudar porque não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio na idade adequada.


Você pode acessar este link abaixo para aprender tudo sobre o ENCEJA

https://www.educamaisbrasil.com.br/programas-do-governo/encceja



Este outro link abaixo é para você se cadastrar na página do Enceja para realizar as provas.

http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial


Você também pode fazer o supletivo e na imagem abaixo você verá uma divulgação com todos os dados completos disponibilizado pela prefeitura de Vespasiano.





Sabemos que muitas pessoas não têm condições psicológicas para ter uma disciplina diária para retomar os estudos. Isso porque muitos desempregados precisam trabalhar para ganhar o pão de cada dia. Os perfis das pessoas que não têm o ensino médio completo e nem o fundamental, geralmente são de classe média baixa e que sofrem grande pressão da própria vida pela sobrevivência. O que gera um desgaste profundo, não somente físico mas também mental. Muitas mães e até mesmo pais de família, que trabalham durante o dia, seja de carteira assinada ou não, estão esgotados quando chegam em casa e em muitos casos o próprio ambiente familiar, físico e emocional, não permite a concentração para absorver qualquer tipo de conhecimento. Mas não se preocupe, durante este guia, tentaremos experimentar novas maneiras de estudar utilizando nossos celulares e muitos vídeos. Você não estará sozinho com este guia. Considere-o um amigo.

Portanto, mesmo diante de tais situações, ainda assim, é preciso criar uma brecha neste universo familiar para que se possa concentrar ao menos 20 minutos por dia em algum lugar tranquilo para estudar. Aqui, nós iremos tentar criar uma maneira diferente para o trabalhador relaxar e conseguir aprender o suficiente para passar nas provas.

Dá uma assistida nesse vídeo e veja o que é ser um estudante.

Clique no link abaixo para ver o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=noXqEGIZak8&t=1063s


Não siga adiante sem ter visto o vídeo acima. Separe 23 minutos em um lugar bem tranquilo. Se prepare para ver este vídeo sobre o que é ser um estudante. Por favor, assista, para te inspirar a retomar os estudos. Aguente firme.



Se você é um trabalhador e se encaixa no perfil descrito acima, vamos tentar elaborar um roteiro de estudo tranquilo para você. O primeiro passo é:


Se tem celular com internet você tem o mundo em suas mãos.


Essa frase é uma grande verdade. E se você gosta de ver vídeos engraçados ou filmes e séries, agora está na hora de assistir vídeos que vão agregar valor em seu conhecimento cultural.

No Youtube digita no campo de busca a matéria que deseja aprender e assista aos vídeos-aula gratuitos. Crie essa rotina para que você possa aprimorar o seu conhecimento. Anote as coisas que aprendeu para fixar. Não precisa escrever textos longos, anote frases e palavras-chave. Mas você tem que escrever. Lembre-se do vídeo.

Pegue as matérias que irão cair na prova e digite todas no Youtube para assistir às aulas gratuitas. É super importante você separar 20 minutinhos por dia para aprender e se preparar para o grande dia das provas. Quando você passar e se formar você vai se sentir muito mais confiante em si para ir para a próxima fase.



Lembre-se que no CESEC (http://www.ceseccaieiras.com.br/) você pode fazer as provas quando se sentir pronto, basta se matricular em uma das escolas e caprichar nos estudos.


O Cesec fica na rua Maria Saliba Nassif, 80 - Caieiras, Vespasiano - MG,

Telefone: (31) 3621-4395




Não tenha pressa. Você esperou até agora por isso e não queira acelerar tudo. Independente de você estudar com tranquilidade ou não, o tempo irá passar mesmo assim. Então faça tudo com calma. Estabeleça uma meta para seus estudos. Pratique o que aprendeu com os amigos e familiares. Faça experiências. Experimente de novo. Você pode entrar em contato com o whatsapp 31 99435 9270 para solicitar ajuda para estudar.


Agora é com você. Mova o mundo para conseguir completar essa missão e boa sorte.



28 visualizações0 comentário