As vantagens que o xadrez traz para as nossas vidas

A cada ano que passa o jogo de xadrez se torna mais popular entre as pessoas no mundo. Ultimamente o que ajudou nessa saga foi a série da Netflix chamada o Gambito da Rainha, estrelada por Anya Taylor-Joy como Beth Harmon. O Gambito da Rainha conta a história de de uma menina órfã que se revela um prodígio do xadrez. Mas aos 22 anos, ela precisa enfrentar seu vício para conseguir se tornar a maior jogadora do mundo.

Essa história foi baseada na vida de Judit Polgár, uma grande mestre húngara de xadrez. Ela é considerada a mais forte jogadora de xadrez da história. Em 1991, Judit tornou-se a pessoa mais jovem a conquistar o título de Grande Mestre Internacional, aos 15 anos e 4 meses, batendo o recorde do ex-campeão mundial Bobby Fischer.


Na foto podemos ver Judit, a atriz da série Anya e o grande mestre Bobby Fischer.


As histórias de grandes personagens do jogo do xadrez são inúmeras. Mas o que iremos tratar aqui agora são de suas vantagens.


Raciocínio e concentração


O xadrez é um jogo que exige bastante atenção dos jogadores, tanto nos momentos de suas jogadas quanto dos adversários. É fundamental ter concentração para planejar as estratégias e encontrar os melhores movimentos para as peças. O jogo é conhecido por exigir total concentração dos jogadores e por levar os participantes a tentar prever a jogada do outro, o que favorece o desenvolvimento do raciocínio.


Estimula a paciência


Inseridos em um mundo altamente tecnológico, as crianças estão cada vez mais acostumadas a ter acesso a diferentes aparelhos e jogos ao mesmo tempo. No xadrez, é necessário ter paciência para analisar o jogo, as ações e movimentos do adversário. Por isso, é importante ter paciência para se concentrar no jogo.


Exercita a mente


Como comentamos, o jogo exige análise de diversas possibilidades de movimentações das peças com o intuito de alcançar o xeque-mate no rei adversário. Além de prestar atenção em suas próprias jogadas, é fundamental tentar descobrir as ações do adversário. Esse tipo de exercício possibilita ampliar o raciocínio analítico e expandir o potencial da mente.


Lidar com o sentimento de perda


No xadrez há vencedores e derrotados. Lidar com ambas situações faz parte do desenvolvimento do ser humano. Isso não impede que seja mantido um ambiente de cordialidade nas partidas, o que contribui para que a derrota seja assimilada com mais facilidade pelos alunos.


Aumento do rendimento escolar


Com as habilidades desenvolvidas através do jogo, os alunos passam a ter mais facilidade para lidar com os conteúdos em sala de aula, contribuindo para o aumento do rendimento escolar. Como trabalham a concentração e raciocínio, as crianças que jogam xadrez passam a ter esse comportamento durante as aulas e apresentam notas melhores no boletim escolar.




Em Vespasiano temos o clube de xadrez online, administrado pelo jogador Marcelo Diniz. Que já foi professor de xadrez na faculdade de medicina Faseh em Vespasiano durante 4 anos e só encerrou suas atividades por conta da pandemia.

Você pode participar do grupo de whatsapp para jogar online com outros jogadores, basta chamar no (31)994359270 ou curtir a nossa página no Facebook clicando aqui.


O governo federal está estudando a possibilidade de inserir o jogo em todas as escolas públicas do país. Esperamos que esse projeto seja aprovado no Senado para que possamos desenvolver todas as qualidades mencionadas acima. Venha participar conosco.


22 visualizações0 comentário