As vantagens que o xadrez traz para as nossas vidas
A cada ano que passa o jogo de xadrez se torna mais popular entre as pessoas no mundo. Ultimamente o que ajudou nessa saga foi a série da Netflix chamada o Gambito da Rainha, estrelada por Anya Taylor-Joy como Beth Harmon. O Gambito da Rainha conta a história de de uma menina órfã que se revela um prodígio do xadrez. Mas aos 22 anos, ela precisa enfrentar seu vício para conseguir se tornar a maior jogadora do mundo.
Essa história foi baseada na vida de Judit Polgár, uma grande mestre húngara de xadrez. Ela é considerada a mais forte jogadora de xadrez da história. Em 1991, Judit tornou-se a pessoa mais jovem a conquistar o título de Grande Mestre Internacional, aos 15 anos e 4 meses, batendo o recorde do ex-campeão mundial Bobby Fischer.
Na foto podemos ver Judit, a atriz da série Anya e o grande mestre Bobby Fischer.

As histórias de grandes personagens do jogo do xadrez são inúmeras. Mas o que iremos tratar aqui agora são de suas vantagens.
Raciocínio e concentração
O xadrez é um jogo que exige bastante atenção dos jogadores, tanto nos momentos de suas jogadas quanto dos adversários. É fundamental ter concentração para planejar as estratégias e encontrar os melhores movimentos para as peças. O jogo é conhecido por exigir total concentração dos jogadores e por levar os participantes a tentar prever a jogada do outro, o que favorece o desenvolvimento do raciocínio.
Estimula a paciência
Inseridos em um mundo altamente tecnológico, as crianças estão cada vez mais acostumadas a ter acesso a diferentes aparelhos e jogos ao mesmo tempo. No xadrez, é necessário ter paciência para analisar o jogo, as ações e movimentos do adversário. Por isso, é importante ter paciência para se concentrar no jogo.
Exercita a mente
Como comentamos, o jogo exige análise de diversas possibilidades de movimentações das peças com o intuito de alcançar o xeque-mate no rei adversário. Além de prestar atenção em suas próprias jogadas, é fundamental tentar descobrir as ações do adversário. Esse tipo de exercício possibilita ampliar o raciocínio analítico e expandir o potencial da mente.
Lidar com o sentimento de perda
No xadrez há vencedores e derrotados. Lidar com ambas situações faz parte do desenvolvimento do ser humano. Isso não impede que seja mantido um ambiente de cordialidade nas partidas, o que contribui para que a derrota seja assimilada com mais facilidade pelos alunos.
Aumento do rendimento escolar
Com as habilidades desenvolvidas através do jogo, os alunos passam a ter mais facilidade para lidar com os conteúdos em sala de aula, contribuindo para o aumento do rendimento escolar. Como trabalham a concentração e raciocínio, as crianças que jogam xadrez passam a ter esse comportamento durante as aulas e apresentam notas melhores no boletim escolar.

Em Vespasiano temos o clube de xadrez online, administrado pelo jogador Marcelo Diniz. Que já foi professor de xadrez na faculdade de medicina Faseh em Vespasiano durante 4 anos e só encerrou suas atividades por conta da pandemia.
Você pode participar do grupo de whatsapp para jogar online com outros jogadores, basta chamar no (31)994359270 ou curtir a nossa página no Facebook clicando aqui.
O governo federal está estudando a possibilidade de inserir o jogo em todas as escolas públicas do país. Esperamos que esse projeto seja aprovado no Senado para que possamos desenvolver todas as qualidades mencionadas acima. Venha participar conosco.