"Fui na entrevista e o recrutador aplicou uma prova na dinâmica em grupo, fui desclassificado".

Eu ouvi essa história de meu irmão que tinha ouvido de um amigo dele. De certo é uma história que não seria muito difícil ser verdadeira.

Aconteceu numa dinâmica em grupo. O recrutador entrou na sala, que tinha mais ou menos 20 pessoas, e aplicou uma prova. Conta que um candidato recebeu a prova e na expectativa de ser o primeiro a acabar, começou a fazer antes mesmo de lê-la por inteiro. E olha que tinha um aviso de todo tamanho com os dizeres; "LEIA TODA A PROVA COM ATENÇÃO ANTES DE INICIAR". Mas ele afobado, já pulou logo para a primeira pergunta. O cara era uma máquina. Só que antes mesmo dele chegar na quarta questão, uma pessoa se levantou e entregou a prova. Ele não podia acreditar. Olhou para o relógio e viu que não tinha passado nem 5 minutos e já tinha gente entregando. Ele pensou que era desertor.

Passou mais dois minutos, outra pessoa entregou a prova e foi embora. Ele não podia acreditar. Ele não estava nem na quinta questão ainda, e eram 10. Ele danou a se concentrar. Só que passado mais 2 minutos outras 3 pessoas também se levantaram para entregar a prova. E antes que elas saíssem da sala, outra se levantou e também entregou. E assim, rapidamente todas as pessoas, uma após a outra, começaram a se levantar e entregar a prova. Ficou ele e mais 2.

Por um instante o coração dele começou a disparar de emoção. Porque agora era ele contra 2, que os outros haviam desistido e faltava apenas 3 questões. Mas antes dele chegar na nona mais uma pessoa se levantou e foi embora. Tudo isso em menos de vinte minutos. E então, quando ele bateu os olhos na última questão estava escrito;

NÃO RESPONDA NADA, APENAS ASSINE A PROVA E SAIA DA SALA.

Ele não podia acreditar. Foi uma coisa que o fez tremer todo. Sentiu calafrio. Havia sido desclassificado no teste. Que buscava encontrar pessoas obedientes e atentas. Ele tinha que ter lido a prova toda, mas quis ser esperto, quis sair na frente, mas se deu mal.

Essa é uma história que ouvi de meu irmão que tinha ouvido de um amigo, mas nunca esqueci. Ela traz lições preciosas sobre ansiedade, impaciência, imprecisão, atenção, percepção, inteligência, emoção e tantas outras coisas. Em exames como esse precisamos pensar em todos os detalhes. Você está sendo observado o tempo todo dentro de uma empresa. Nunca se esqueça disso.

Você não pode ter preguiça de ler as coisas. Principalmente anúncio de vagas. Não tenha preguiça da leitura com atenção. Tem hora que existe uma vaga postada com todos as informações necessárias e mesmo assim as pessoas perguntam como que faz para participar. Essas já receberam um não antecipadamente. Fiquem atentos com isso.

Pratique a leitura.


A livraria Via Áppia fica no centro de Vespasiano, na avenida Dr. Ari Teixeira, 426. Faça uma visita - 3621-0196



14 visualizações0 comentário