Preciosas dicas de como criar um currículo.

CURRÍCULOS


Que bom que você está por aqui para aprender a criar um currículo de sucesso. Essa é uma etapa importante. Porque o currículo é um documento de apresentação e devemos fazer com que isso seja um instrumento de impacto para quem o receba,

E aqui não perderemos muito tempo, precisamos ser práticos assim como o currículo deve ser. Portanto, mãos à obra.


1 - A PRIMEIRA COISA QUE COLOCAREMOS NO CURRÍCULO É O TÍTULO:


CURRÍCULO


2 - A SEGUNDA COISA SÃO OS NOSSOS DADOS:

Nome completo

Telefone

Email

Bairro/Cidade/Cep


Somente isso. Não precisa colocar CPF, RG e nem o seu endereço completo

3 - AGORA VAMOS NOS APRESENTAR E SE QUISER FALAR DOS SEUS OBJETIVOS.

Agora é a hora de se apresentar. Esse é o campo mais importante do currículo. É neste campo que você vai vender o seu peixe. Por tanto, esse é um campo que deve ser alterado constantemente de acordo com cada vaga que deseja pleitear. Vamos imaginar a seguinte situação.

Uma empresa divulgou uma vaga para auxiliar administrativo que não pede experiência. Somente o ensino médio completo e conhecimento de informática, pacote office completo.


Veja na próxima página uma boa apresentação pra quem não tem experiência. Exagere nas suas habilidades. Tudo que sabe fazer.





“Tenho 20 anos de idade e estou disponível para início imediato para a vaga de auxiliar administrativo. Não tenho experiência na carteira, mas tenho o ensino médio completo e sei trabalhar com planilhas de Excel e escrever documentos no Word. Além de criar apresentações em Powerpoint. Que inclusive já fiz para apresentar meus trabalhos escolares. Preciso muito adquirir minha primeira experiência, estou precisando muito desta oportunidade e disposto a aprender muito para crescer junto com a empresa”.


Se você tiver mais experiências ou habilidades relevantes para o cargo, essa é a hora de você destacar isso na apresentação. Não tenha medo de colocar em negrito palavras-chave para chamar a atenção do recrutador, como fizemos acima. Eles adoram isso. Facilita a vida de quem está analisando currículos.


4 - ESCOLARIDADE


Coloque sua escolaridade e se quiser, não tenha medo de acrescentar algum projeto social que fez na escola ou algum cargo acadêmico que ocupou.


5 -EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS.

Registre aqui suas experiências. Veja o exemplo abaixo. Siga esse padrão.

EMPRESA GEV LTDA - 2009/2010 (coloque somente os anos)

CARGO: Auxiliar administrativo

ATIVIDADES: Descreva as atividades que fazia, destaque as coisas que fez de relevante, venda o peixe aqui também.


5 - CURSOS E HABILIDADES

Coloque suas habilidades, sejam elas de informática, digitação, falar em público e etc. Venda o peixe aqui também.

Destaques os cursos que fez que tem a ver com a vaga. Coloque a carga horária e a instituição onde foi realizado.


O currículo é um documento editável. Tudo bem que se você quiser ter um currículo genérico e encaminhar o mesmo para todas as vagas pode dar certo. Mas é interessante mudar ao menos a apresentação canalizando seu texto para a vaga em específico.

Já ouvimos relatos de pessoas que tiveram que tirar habilidades e títulos para poder ocupar uma vaga. Isso acontece porque, segundo alguns recrutadores, alguns trabalhadores são qualificados demais para determinadas vagas. E no conceito deles, pode gerar injúria e frustração. Faz até algum sentido isso, mas cá entre nós, frustração mesmo é ficar desempregado.

De todo modo, avalie bem a vaga e a empresa, crie um currículo específico para cada vaga. Segundo estudos, é mais eficiente. Deixe cada um deles salvo em seu computador ou celular. Eles precisam estar em sua mão e com fácil acesso para quando pintar alguma vaga, você já tá na frente.

Não precisa enfeitar muito. Um currículo simples é “limpo” é muito mais eficaz que uma folha colorida cheia de coisas que não tem sentido algum.

Não enfeite demais o seu currículo com cores e etc. Seja objetivo. O que importa em um currículo é o conteúdo e não a formatação. O currículo da imagem acima está perfeito.


9 visualizações0 comentário