Vagas de emprego falsas, como identificar?

Atualizado: 14 de abr. de 2021

BUSCA POR VAGAS


O sonho de todo desempregado é claramente uma oportunidade de emprego. Óbvio. Mas sabemos que não é fácil encontrar a tão esperada oportunidade. Ouvimos falar muito do famoso “Q.I” quem indica.

Mas hoje existem muitos caminhos para a gente jogar nossa varinha de pescar. Vamos usar muito essa metáfora da pescaria para traçar nossas estratégias para buscar uma vaga de emprego. Vamos imaginar que estamos diante de um lago repleto de peixes (Emprego) e que nossos recursos serão os instrumentos de pescaria.

Já falamos sobre educação e suas vantagens. Por tanto, agora que vamos pescar uma vaga, teremos que aprender a pescar.

Um trabalhador que não tem um ensino fundamental completo vai usar uma varinha bem pequena mas que também serve para pegar alguns peixes. Já uma pessoa formada e cheia de experiências às vezes pode jogar até uma rede para pegar vários peixes de uma vez. E nós queremos que você tenha essa capacidade com este guia. Sendo assim, mãos à obra.


VAGAS NAS REDES SOCIAIS.


Hoje existem vários grupos de empregos nas redes sociais, tanto no Facebook quanto no Whatsapp e até mesmo no instagram e em páginas de empresas de Recursos Humanos.


Mas vamos começar com algumas regras.

Se você faz parte de um grupo de emprego no Whatsapp atente-se a essas dicas.

Quando aparecer uma vaga, cheque o email para enviar currículos. Imagine que alguém publique uma vaga e quando você ler o email ele está mais ou menos assim “rhvagas7@gmail.com” veja que esse email não termina com o nome da empresa. Isso pode ser confuso para você e tentaremos explicar aqui para que possa entender.





O que é um email de empresa?

Imagine que uma empresa tenha um site, exemplo:

www.paodecadadia.com.br se essa empresa publicar uma vaga de emprego, seria muito provável que ela tivesse um email como:

rh@paodecadadia.com.br

Agora imagina se essa empresa publicasse rhvagas7@gmail.com

Não seria estranho ela não usar o seu nome no email e usar o gmail?

Tudo indica que essa vaga pode ser falsa e infelizmente algumas pessoas fazem isso para conseguir emails válidos para vender para empresas para que elas possam fazer propagandas.

  • Fique atento às vagas que pedem para ir direto ao local. Tente entrar no Google Earth primeiro para checar o endereço e ver se é um local seguro. Tente descobrir o nome da empresa e ligar antes para se certificar que a vaga é verdadeira.

  • Fique atento às vagas que falam de trabalho “Home Office” onde prometem salários altos e dizendo que você vai trabalhar em casa. Geralmente quando você encaminha seu currículo para esse tipo de vaga, alguém retorna com resposta lhe oferecendo um kit para você comprar e começar a trabalhar. Não existe isso de pagar para trabalhar. Ou é uma vaga ou não é.

  • A mesma coisa serve para vagas que oferecem um curso primeiro. Você precisa fazer um curso para obter algum certificado, é mentira. Isso na verdade é um trâmite sinistro e merece todo cuidado.

  • Lista de vagas. Você já deve ter visto algum print com os seguintes dizeres. Empresa X precisa de (várias profissões). Suspeita disso. Pode ser outra pessoa querendo coletar emails.

  • Você está no Facebook navegando e se depara com uma vaga que diz. “Digite eu quero nos comentários” ou então “Chame no bate-papo para pegar essa vaga”. Eu lhe pergunto, que empresa vai pedir para você digitar nos comentários de uma postagem? Isso não existe. É mentira e é alguém querendo sucesso nas redes sociais e muitas curtidas em sua página.


Existem páginas e mais páginas de vagas de emprego. Mas em sua maioria são falsas e só querem curtidas. Você precisa estar atento.

NÃO CLIQUE EM NENHUM LINK SUSPEITO, VOCÊ PODE SE ARREPENDER


Quando estiver participando de um grupo, antes de clicar em algum link, pergunte a outras pessoas o que elas acham. Se tiver o nome da empresa, tente entrar em contato para se certificar se a vaga é verdadeira. Não saia clicando em links, pense duas vezes ao fazer isso. E o mesmo serve para emails. Não envie emails com o seu currículo para emails estranhos. Você pode estar entregando de bandeja seus dados para pessoas má intencionadas.

Bom, mas agora vamos imaginar que realmente apareceu uma vaga verdadeira no grupo que você participa. Siga esses passos;

  • Leia atentamente a vaga. Leia tudo. Não leia só o título da vaga. Leia a descrição da vaga inteira. E vamos explicar porquê.


Imagine a seguinte situação:

Carla trabalha numa empresa de grande porte que oferta muitas vagas. Carla faz parte de grupos de emprego para acelerar sua busca por novos colaboradores. Então ela publica em um dos grupos a seguinte vaga.


VAGA PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO.

SALÁRIO R$1.600,00

Ter experiência na carteira e ensino médio completo.

Enviar email com currículo para carla@empresa.com.br


O primeiro comentário que aparece após Carla publicar essa vaga é

“Como faço para participar?”

É claro que a pessoa que fez esse comentário já está desclassificada. Se ela não conseguir ler a publicação de 4 linhas ela não vai ser uma funcionária confiável. Está escrito lá que é pra mandar email com currículo para Carla e ela não leu isso. Obviamente Carla percebe que é uma pessoa que não presta atenção, que tem preguiça de ler.

Agora imagina as pessoas que leram e já mandaram o currículo. Elas estão na frente. A pessoa que perguntou como fazer para participar está atrasada e ficará atrasada, porque Carla não vai responder. Por tanto, quando encontrar uma vaga verdadeira, leia tudo que ela pede e aja rapidamente. Saia na frente. Obedeça o que a vaga está pedindo. Não questione, faça o que se pede.

VAGAS QUE EXIGEM CADASTROS EM SITES.


Você encontrou uma vaga, seja nas redes sociais ou por email e na descrição da vaga pede para você se cadastrar em determinado site. Veja o exemplo abaixo.


VAGA PARA AUXILIAR ADMINISTRATIVO

SALÁRIO R$1.400,00

NÃO PRECISA DE EXPERIÊNCIA.

ENSINO MÉDIO COMPLETO

OS INTERESSADOS DEVERÃO SE CADASTRAR NO SITE

www.empregoexemplo.com.br


Quando encontrar uma vaga assim, você terá que automaticamente se cadastrar em uma página que provavelmente vai lhe pedir algumas informações pessoais. Você terá que se cadastrar nesta página e isso pode ser bom ou ruim. Sendo assim, pesquise se a página onde irá se cadastrar é uma página confiável. Veja se existem reclamações sobre ela no site do reclameaqui.com.br veja se alguém já conseguiu emprego por intermédio desta página. Todo cuidado é pouco. Geralmente depois de se cadastrar em páginas assim, quando você termina o cadastro, você recebe aquela surpresa de cobrança. A frustração é grande porque você perdeu tempo se cadastrando. É muito estressante.

Tem páginas de emprego que só existem para exibir propagandas de empresas e receber visitantes. Então eles criam maneiras de receber muitos visitantes e o Google considera isso bom para o tráfego da página. Então fique atento, se entrar em alguma pagina de emprego e nela aparecer muitas propagandas, pode suspeitar.

Mas isso não quer dizer que todas as páginas de emprego são maliciosas. Existem páginas interessantes, vamos listar algumas páginas abaixo.

www.vagas.com.br

www.grupogev.com

www.linkedin.com

www.empregabrasil.mte.gov.br (gratuito e oficial do governo)



Você também pode participar de grupos no Facebook, como o Grupo GEV por exemplo. Digite no campo de pesquisa do Facebook - EMPREGO VESPASIANO E REGIÃO - GEV e peça para participar da comunidade.


BUSCANDO VAGAS DIRETAMENTE NAS EMPRESAS.


Uma outra maneira mais comum de buscar vagas é ir diretamente no site da empresa e encaminhar seu currículo para o email da mesma.

Digite o nome da empresa no Google e veja se ela tem site. Se tiver, entre na página da empresa e procure pelos botões.

Contato - Carreira - Trabalhe conosco - fale conosco e ou o email da empresa.

Quando encontrar, encaminhe seu currículo. Escreva uma mensagem se apresentando e explicando sua vontade de trabalhar na empresa. Faça isso com todas as empresas que deseja trabalhar.

Tem pessoas que preferem ir pessoalmente, mas nesse caso, em algumas empresas é mais complicado deixar o currículo em portarias. A gente nunca sabe se realmente ele chegará nas mãos do responsável pelas contratações.

Uma outra maneira mais eficiente é procurar alguém ou algum amigo que trabalha na empresa. Essas indicações são sempre mais eficientes.


BUSCANDO VAGAS NAS AGÊNCIA DO SINE E PELO SITE DO GOVERNO.


Nas agências do SINE a maioria das vagas pede experiência de no mínimo 6 meses na carteira. Você pode ir diretamente à alguma unidade do SINE de sua cidade com sua(s) carteira(s) de trabalho, física ou digital. Nunca vá sem esse documento.

Você também pode se cadastrar no site do Emprega Brasil e procurar vagas por ele. O site é www.empregabrasil.mte.gov.br.

Muitas pessoas conseguem emitir uma carta de encaminhamento por esse caminho. Quando conseguir uma carta leia atentamente o campo de observação para ver o que o empregador está pedindo que você faça.

  • Se é pra ligar antes para agendar entrevista.

  • Se é para encaminhar currículo e aguardar o retorno

  • Ou se é para ir diretamente na empresa.

Obedeça fielmente a estas instruções. Caso faça algo diferente do que está pedindo, você pode ser desclassificado imediatamente.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo