Vai fazer entrevista de emprego? Não deixe de ler este artigo antes.

ENTREVISTA DE EMPREGO


Agora sim. Você conseguiu aquela tão sonhada entrevista de emprego. Essa é uma das etapas mais importantes. E vamos aqui te ajudar a se preparar para ela. Veja a lista de preparação abaixo.


  • Pesquise tudo sobre a empresa, leia sobre a história da empresa e o que ela faz. Esteja pronto e ciente disso, não se esqueça.

  • Durma bem, não beba bebidas alcoólicas antes da entrevista para não ter problemas de saúde e ir com aquela ressaquinha.

  • Tente controlar tremores nas mãos e nas pernas. Isso é um fator eliminatório

  • Pratique, sem vergonha, diante do espelho suas falas. Simule perguntas e treine respostas. Isso ajuda muito, pode acreditar.

  • Coloque uma roupa simples e não muito extravagante. Principalmente se for mulher, cuidado com decotes e saias muito curtas. Não vá de boné e nem mascando chiclete.

  • Chegue sempre antes do horário marcado, nunca, mas nunca atrasado.

  • Não se esqueça de desejar bom dia ou boa tarde para todos que encontrarem dentro da empresa, absolutamente todos.

  • Se tiver que esperar em algum hall de entrada, sente-se. Não fique andando de um lado para o outro como se estivesse nervoso. Você já está sendo observado desde o momento em que coloca os pés dentro da empresa. Pode acreditar nisso.

  • Sente-se de forma ereta e firme, independente de se for na sala de espera ou durante a entrevista, não relaxe como se estivesse em casa com as pernas muito abertas e com os braços abertos sobre sofás ou cadeiras. Você está sendo observado, por favor, não esqueça disso.

  • Quando for chamado caminhe confiante. Cumprimente o entrevistador e sempre olhe no olho dele. Toda vez que ele falar ou você falar, olhos nos olhos sempre.

  • Nunca fale mentiras numa entrevista.

  • Tente colocar as mãos sobre a mesa se for possível ou sobre os joelhos se for o caso. Se precisar pegar algo sobre a mesa, concentre para não tremer. Controle os tremores, respire fundo.

  • Gaguejar não é problema, apenas seja honesto e tente não fazer isso.

  • Se estiver numa dinâmica em grupo, tente ficar calmo e controlar sua ansiedade. Sabemos que falar em público, sendo o foco das atenções, deixa qualquer um nervoso. Mas pratique isso, veja vídeos no Youtube com dicas de como falar em público. Treine com sua família se possível. E quando for a hora de se apresentar em público, cole uma mão na outra para evitar que elas fiquem soltas e nervosas. Observe vídeos de pessoas falando em público, políticos, apresentadores e observem suas mãos.

  • Se for fazer algum teste ou prova, concentre ao máximo, esqueça tudo e realize a prova com calma. Uma dica muito importante, se a prova for pequena leia ela toda. E vamos contar o porquê: Certa vez em uma empresa, o recrutador entregou a prova para todos os candidatos que concorriam a uma vaga numa agência bancária. Um trabalhador percebeu que após 2 minutos, um outro candidato entregou a prova e foi embora. Passado mais 5 minutos, outro candidato entregou a prova e foi embora. Passado 6 minutos outro candidato entregou a prova e foi embora. Esse candidato que estava observando isso resolveu reler a prova. No início da prova estava escrito antes de todas as perguntas.

Leia a prova toda com atenção antes de começar.

Ele não tinha lido a prova toda, mas depois que reparou que alguns estavam indo embora, ele resolveu ler todas as perguntas. E na última pergunta estava escrito;

NÃO RESPONDE NENHUMA PERGUNTA, APENAS ASSINE APROVA E AGUARDE NO HALL DE ENTRADA.

Ele ficou frustrado porque tinha perdido tempo.

Por isso que, se for fazer alguma prova, leia sempre a prova inteira, passe a vista rapidamente para ver se não tem nenhum teste deste tipo.


  • Se o recrutador lhe pedir para falar de você, seja bem sincero. Não invente características ou habilidades. Jogue limpo.

  • Fique atento ao ambiente da entrevista. Ainda mais se for aplicação de provas ou exames. Vamos compartilhar uma outra história.

Certa vez uma empresa queria contratar uma pessoa para ser gerente de uma das filiais. Tinha que ser uma pessoa pró-ativa e que tivesse iniciativa. Então o recrutador marcou o exame em uma sala muito estranha que tinha uma torneira e uma pia. O recrutador deixou, de propósito, a torneira pingando, causando um barulho muito incômodo.

Quando os candidatos chegaram e se posicionaram em suas respectivas cadeiras, o recrutador entregou a prova e pediu silêncio. Ele desejou boa sorte a todos e se sentou para observar quem seria o primeiro a se levantar e fechar a torneira. Foi exatamente o que aconteceu. Uma das candidatas, irritada com aquilo, levantou a mão e pediu licença para se levantar e ir apertar a torneira. Automaticamente o recrutador já sabia que ela seria contratada.


Por tanto, não tenha medo de agir e tomar iniciativas em dinâmicas em grupo ou até mesmo numa entrevista tete-a-tete. Se tem algo errado, te incomodando durante a entrevista, às vezes pode ser de propósito para te testar. Fique atento com isso.

  • Uma coisa chata mas que precisa ser dita é a respeito dos cuidados com a higiene. Não vá para uma entrevista cheirando mal, com mal hálito e ou roupas sujas. Isso é um fator muito importante.

  • Não vá para entrevista com camisa de time de futebol. Ou então não use em seus currículos emails com times de futebol também.

  • Tome muito cuidado com suas redes sociais. Todos os recrutadores fazem pesquisas hoje nas redes para conhecer mais dos candidatos que farão a entrevista. Evite postar fotos que lhe comprometam, como bebendo muito, fazendo alguma coisa errada, algo muito violento e ou qualquer coisa que possa lhe prejudicar. As redes sociais são um espelho hoje.

  • Se lhe perguntarem sua pretensão salarial não tenha medo de dizer. Diga o quanto espera receber mas que também está aberto a trabalhar por uma oferta menor para poder ter a oportunidade de mostrar que realmente merece ganhar aquilo que pretende. Humildade na entrevista é uma vantagem.

  • Quando terminar a entrevista, peça ao recrutador que lhe dê um feedback depois, mesmo que negativo, para que você possa melhorar. Isso é muito importante, demonstre isso para ele.

  • Nunca esqueça de agradecer pela entrevista.

  • Sempre que chegar em uma empresa, procure ler sobre as missões, valores e visão da empresa, esteja ciente disso.

  • Nunca fale mal de outras empresas quando lhe perguntarem por que você saiu do seu último emprego. Se você fala mal da anterior, o recrutador pode pensar que você falará mal da sua empresa caso algum dia seja mandado embora.

  • Agora o mais importante. Quando lhe perguntarem se pode realmente trabalhar sábado e domingo, seja sincero. Porque se disser que sim, mas depois começar a faltar, você pode gerar prejuízo para a empresa. Ela terá que recomeçar todo o processo seletivo. Não se esqueça disso. Jogue limpo.


Muitas coisas podem acontecer durante uma entrevista. Mas com essas dicas você já estará na frente. Capriche, leve a sério além do que você já está levando. É a sua chance de entrar numa empresa e conseguir o tão sonhado emprego. Esperamos que toda a sorte do mundo esteja com você.


23 visualizações0 comentário